18 de março de 2007

“Tem que se ser honesto para cantar e eu não o poderia fazer de outra forma”


A banda portuguesa Fingertips é hoje símbolo de juventude e qualidade. Com um primeiro álbum que se manteve nos tops nacionais durante imensas semanas e com o single “Melancholic Ballad” a permanecer em primeiro lugar no top nacional das músicas mais ouvidas durante 9meses, surgiu agora o segundo álbum “Catharsis”. Dois dos temas deste álbum já estão no TOP 10 de produção nacional. "Move Faster" na terceira posição e "Cause to Love you" na sétima.
Encontrámo-nos com o vocalista, Zé Manuel, para que nos explicasse o sucesso obtido pela banda pop.

João e Sofia - Uma pessoa que sendo tão jovem já viveu tanto, como é que se define?
Zé Manuel - Sobretudo como inconstante. Eu sou uma pessoa que vive mesmo muito, tenho que estar em constante movimento e absorver tudo aquilo que me rodeia. Sinto necessidade de aprender sempre mais e fazer coisas novas.

Como se iniciou a música no Zé?
A música, em mim, iniciou-se há muito tempo… Tinha cerca de 6 anos quando participei na “Praça da Alegria”, depois surgiram outros tantos concursos nos quais também participei, até que conheci o Rui e o projecto da banda nasceu da nossa vontade de gravarmos juntos. Começámos a compor as musica e a fazer planos em conjunto. Mais tarde conheci os restantes elementos do grupo que foram apresentados por uma amiga em comum. Aí nasceram os Fingertips.

Como nasceu o nome para a banda?
Nasceu de uma música de Emiliana Torrin, com o mesmo nome, que eu gosto muito e já ouço há muito tempo. Depois ficou decisiva pelo facto de sermos 5 elementos, andarmos sempre juntos e só assim fazermos sentido, como os 5 dedos da mão.

Considera que a banda tem potencialidades para evoluir?
Com certeza que sim! Lançámos agora o segundo trabalho que espero que tenha tanto ou mais sucesso, se possível, que o primeiro. È sempre preciso trabalhar, tanto a nível de grupo como individualmente. Pois, nesta profissão é preciso trabalhar muito, muita paciência, dedicação e saber “encaixar” muitas coisas… coisas boas e más! Mas no final, se houver realmente muito trabalho, esforço e dedicação os resultados aparecem.

Quais são os trabalhos em que está actualmente envolvido?
Além da banda, faço trabalhos no mundo da moda, mas a minha ferramenta de trabalho é a musica e é assim que pretendo continuar. Quero agora aproveitar para divulgar este álbum.

Projectos para o futuro?
Actualmente, pretendo acabar o 12º ano dentro das minhas possibilidades, conciliando a música com os estudos, porque com as faltas, por mais que uma pessoa não queira, acaba sempre por se prejudicar um pouco. No próximo ano pretendo ir para Lisboa, tirar o curso de Publicidade e Marketing. Mas, sobretudo quero é ser feliz e escrever ainda mais.

Onde vai buscar a inspiração para compor as letras e também para cantar?
Primeiro tem que se ser honesto para cantar e eu não o poderia fazer de outra forma. Baseio-me no que conheço e que já vivi. Apesar da minha experiência de vida não ser assim tão vasta, todos nós já sofremos de alguma forma, todos nós já nos apaixonámos desiludimo-nos… São as vivências que já toda a gente teve. E é isso que utilizo para dar vida e forma as minhas letras.

Estando tão exposto ao público é-lhe difícil lidar com o assédio?
Não! Lido bem com essas situações, nunca fui alvo de atitudes incorrectas por parte dos fãs, como já aconteceu a outras pessoas. Acho que o público português consegue separar as coisas e ver que somos pessoas normais e que este é, apenas, o nosso trabalho. E os Fingertips têm uns fãs espectaculares.

O facto de a música dos Fingertips ter chegado à televisão acha que ajudou a publicitar, ainda mais, a banda?
Sim, sem dúvida. A televisão é um meio que ajuda imenso a publicitar a banda. Faz com que esta chegue mais longe, pois abrange um público mais vasto. E isso viu-se quando “Melancholic Ballad” fez parte da banda sonora da novela “Celebridade”, ou quando as nossas músicas foram utilizadas em anúncios publicitários. Muitos afirmaram não saber que os Fingertips eram uma banda portuguesa, e isso é bom! Quer dizer que temos qualidade.

Fingertips produzem, então, uma música do mundo?
Fingertips não é do mundo, é para o mundo! É para as pessoas que nós cantamos e compomos as nossas canções, pois a nossa música abrange por exemplo tanto uma rapariga de 15 anos, como uma senhora de 40 ou 50 anos. Para isso é essencial a participação activa dos nossos fãs, pois estamos sempre dispostos a ouvir o que têm para nos dizer. O nome deste último álbum “Catharsis” foi por exemplo, um fã que deixou essa sugestão no fórum e nós achámos que realmente o nome se adequava muito bem a este novo álbum.





Bilhete de Identidade
Nome: José Manuel Correia Ferreira Bicho
Idade: 18 anos
Altura: 1.80m
Local de nascimento: Lisboa
Local de Residência: Viseu
Cidade de eleição: Londres
Prato favorito: Lasanha de Camarão
Bebida: Água


jlips
sofia simões

Sem comentários: