15 de março de 2007

"a gazeta do povo"

TROPAS LUSAS
FESTEJAM FIM DA GUERRA

A noticia caiu que nem bomba junto às tropas lusitanas! A Alemanha reconheceu a derrota, depois dos seus apoiantes se terem rendido, e assinou o armistício.
Após o ataque do exército alemão à 12ª companhia portuguesa, onde muitos foram aqueles que sucumbiram, esperava-se que as forças de Berlim pudessem levar a melhor sobre os Aliados. No entanto, tal não aconteceu, e foi ontem que este enorme pesadelo que assolava milhares de famílias em Portugal teve um fim.
De Flandres chegam notícias de enorme contentamento. As companhias lá destacadas festejam com euforia a noticia do fim da guerra.

PORTUGUESES
PREPARAM PARTIDA
É de Lisboa que partem as boas notícias, todas as tropas estacionadas em território francês receberam ordem de regresso.
O comando geral de Lisboa recebeu permissão para retirar os seus homens do campo de batalha. De imediato emitiu a ordem de retirada, que foi recebida em clima de festa e alegria pelos soldados.
A ordem foi posta em prática com grande prontidão. A chegada das primeiras tropas a terras nacionais está prevista para dia 16. a ultima companhia chegará por volta do dia 19.

DIAS E NOITES DE
TERROR
Albino Ferreira, valente soldado, lisboeta regressou a casa há já 1 ano depois de uma bomba lhe ter ferido uma vista e destruído grande parte do membro inferior esquerdo. A alegria que hoje sente é indescritível.
Fala-nos do desejo de reencontrar amigos e das saudades daqueles que morreram para que ele pudesse viver.
As aventuras em Flandres, onde lutou, são agora vistas como um inferno. “De noite era o inferno. Íamos de gatas fazer as patrulhas ou arriscávamo-nos a levar um tiro na cabeça”.
A ideia de uma guerra rápida era ridícula, confessa-nos. Hoje recebeu uma carta de um colega de batalha relatando os acontecimentos mais recentes. “combinámos que todas as semanas me enviaria uma carta a contar o que por lá se passa. Há um ano que estou em Portugal, só ainda recebi 4” - lamenta. O sobrescrito que havia chegado poucos minutos antes, e que Albino faz questão de abrira à nossa frente é datado de 10
de Setembro. Albino diz-nos não poder afirmar se neste momento, este seu amigo, ainda esteja vivo e a festejar o fim “desta maldição”.

MOVIMENTAÇÕES
POLÍTICAS EM MARCHA
Na noite de ontem os chefes máximos dos países aliados entraram em contacto para a marcação de uma reunião de emergência.
Esta reunião terá como pontos fundamentais alguns dos aspectos mencionados pelo presidente norte-americano Wilson no documento intitulado «catorze pontos», entre eles serão debatidos os aspectos relacionados com a paz na Europa, e o fim do poderio alemão.
O governo português já fez saber que será Afonso Costa o encarregue deste assunto tão delicado.
Nos outros países europeus já se sente o fim da guerra. Vários povos já começam a lutar pela sua independência. As monarquias poderão estar em risco. E o bloco da URSS irremediavelmente perdido.

João Pereira

Sem comentários: