15 de março de 2007

sumário de Metodologia 2005/06

http://www.sumarioseapontamentos.blogspot.com/


Aula 1 6-Mar-2006

§
O método de cada ciência nunca é definitivo, esta sempre sujeito a alterações.
Nada na ciência é evidente e ao acaso, tudo o que acontece são meras hipóteses, as quais virão mais tarde a ser constatadas ou corroboradas pela experiência.
Sabe-se que não existe uma única filosofia verdadeira, mas sim várias filosofias que complementam uma ciência.

Aula 2 07-Mar-2006

§ Metodologia - estudo do método cientifico de investigação
§ Hermeneuin - interpretar
§ Hermeneio – interpretação
§ Hermenêutica – teoria da interpretação de texto

Toda a ciência requer a interpretação dos dados, o cientista tenta transformar os seus factos em linguagem lógico-matemática.

Trabalhos de grupo:
§ Constituição de Grupo – 21 Março
§ Apresentação do projecto e do tema – 18 Abril
§ Versão inicial – até 30 Maio
§ Discussão do trabalho – Junho

Análise do conteúdo – textos e modos formais simbólicos
Experimentação
Observação provocada/controlada

Objectivo racional:
® Desmistificação
® Luta contra os “preconceitos”

A técnica usada no poema “Lágrimas de Preto” não é propriamente a análise do conteúdo, mas sim experimentação.





“Lágrima do Preto” – Rótolo de Carvalho ® físico

António Gadeão

Experimentação e Imparcialidade da ciência.
A ciência aparece como uma desmistificação de preconceitos; luta contra os preconceitos.


Séc XIX: “Ciência da Natureza” – “Ciências do Espírito”
® C.lógico-matemática
® C.Natureza
® C.Sociais e Humanas


Ciência ¹ Senso Comum




Ciência:
® Verificável/refutável
® Replicável
® Universal – estabelecimento de “leis”
® Revisível
® Linguagem própria
® Cumulativo
® Multidimensional (científicos, tecnológicos, políticos, morais…)




Ciência:
Conteúdo empírico (“o fenómeno”)
Conceitos
Conteúdo teórico (construção)

§ Hipótese – elemento central na investigação cientifica relações;
- Definem o caminho;
- Definem quais as técnicas a ser utilizadas

§ Leis (=hipóteses confirmadas)


Proposição que descreve e explica fenómenos



Aula 3 13-Mar-2006



1. A ciência e o método cientifico


Elemento da ciência:

Conceito
Hipóteses
Leis (cientificas)
Teoria
Modelos

Características da ciência:

Empírica
Objectiva
Verificável (ou replicável)
Cumulativa
Publico



Fases do processo de investigação:

*métodos =
Meta + odos = caminho para…

1. Selecção de um problema:
Solubilidade
Exequibilidade
Relevância
Originalidade


2. Revisão teórica (Revisão da literatura)
Do mais recente para o menos recente
Revistas científicas
Comunicações
Livros


3. Estabelecimento de Hipóteses:
(pergunta da investigação; relação entre variáveis)



Amplitude de memorização
Tipo de informação X Y




Variável dependente



Escrita escrita
+ = “Efeito”
Variável independente Imagem


= “Causa”







A amplitude de memorização de uma notificação de Internet é maior np caso em que há texto e fotografia de que no caso em que há apenas texto.



Aula 4 14-Mar-2006




4. Metodologia e desenho de investigação (elaboração do projecto de investigação)


O que investigar?
Como investigar?
Projecto de investigação: Objectivo da investigação
População/amostra do estudo




1) Tema/objecto
2) Problema
3) Objectivo
4) Hipótese
5) Métodos e técnicas Þ processo de recolhas de dados
6) Meios
7) Analise e importância dos dados (importância da estatística)
8) Calendarização
9) Conclusão



Método Þ quantitativo ou de análise extensiva
Técnica Þquestionário


5. Recolha de dados
6. Analise e interpretação de dados
7. Apresentação do resultado (publicação/comunicação)
8. Replicação





1 – Selecção de um problema
Pré-Projecto 2 – Revisão teórica (revisão da literatura)
3 – Estabelecimento de hipótese (pergunta de investigação: relação entre variáveis)


4- Metodologia e desenho de investigação (elaboração do projecto
Projecto de investigação





5 – Recolha de dados
Pós-projecto 6 – Analise e interpretação dos dados
7 – Apresentação dos resultados (publicação/comunicação)
8 – Replicação



Raymond quiny, luc van campenhoudt
Manual de Investigação em Ciências Sociais
Lisboa, Grandiva, 2003 (3ªedição)



Investigação básica e investigação aplicada
ß ß
Académica Comercial
“Teórica” “Utilitária”


Aula 5 20-Mar-2006


2. As etapas do processo de investigação

2.1) A pergunta de partida (o problema)

Qualidades de um problema:
1) Clareza
2) Exequibilidade
3) Pertinência (Relevância)


Exemplo de Clareza:

§ Qual é o impacto das mudanças na organização do espaço urbano sobre a vida dos habitantes?

R: Não é claro

§ O que leva algumas pessoas a frequentar os museus, ao contrário da grande maioria das pessoas que não os frequenta?

R: É claro

Exemplo de Relevância:

§ A forma como o fisco está organizado no nosso país, é socialmente justa?

R: Não é claro; Sem relevância


Aula 6 21-Mar-2006

2.2) A exploração: as leituras, as entrevistas exploratórias
ß
Revisão da literatura

A – Critérios de escolha

1) Leitura [revisão de literatura]

Regras:

1. Ligação com a pergunta de partida [problema]
2. Dimensão razoável do programa de leitura.

- Artigos mais recentes (revistas cientificas)
Selecção - Obras de síntese
- Textos básicos/clássicos/ de referência

3. Elementos de análise e interpretação (e não apenas “dados” ou “estatísticas”
4. Abordagens diversificadas

B – Encontrar os textos

1. Pedir conselhos a especialistas (“orientadores”, etc)
2. Dar importância a artigos e outro material de “divulgação”
3. Consultar revistas especializadas (actualidade, bibliografia)
4. Ver repertório especializado, nas bibliotecas cientificas
5. Dar especial atenção às bibliografias [o mais recentes possível]
6. Seleccionar as partes/capítulos dos livros que têm especial interesse
7. Utilizar os catálogos electrónicos.

C – Como ler

1. Grelha de Leitura

*Ideias e conteúdo
Tópicos
As escolas que estão a fechar são um elemento imprescindível à vida socio-cultural das comunidades onde se inserem.
Escolas: elemento essencial



* Tese do texto, defendida pelo autor


Ficha de leitura
Referência bibliográfica
*Eco, Humberto; como se faz uma tese em ciências naturais, Lisboa, Editorial Presença, 2003, 10º Edição (original Italiano – 1971)

1- Se o autor não for uma referência muito conhecida deve-se divulgar uma pequena caracterização do autor: vida e obra (Facultativo)

2- Resumo: A obra indica e analisa os principais elementos e regras a ter em conta na elaboração de um trabalho científico. O livro compreende 4capitulos principais.-------------------------------------------------------------------------- ---------- --------------------- ---- ------ ---------- -- - --------- ----------- ---- -------- - -- --------- - - --- - --------- ------- ----- -- ----- --- - ------------ --- ---------- -- - --------------- --- - ---- -------- ---------------- ----------- ----------

Citações: (localização – pág., Capitulo, etc. …)

*Comentário pessoal: Este livro apesar da sua idade continua a ser uma referência a quem quer fazer um trabalho de investigação. Apesar de em muitos aspectos se encontrar um pouco desactualizado.

*Apreciação






















2.3) A escolha da problemática
2.4) Construção do modelo da analise: as hipóteses

X
Problema: Diferentes formas de tratamento jornalístico das notícias têm por efeito diferentes formas de o público ver a realidade?
Y

Y = f(x)?
Y – variável dependente (“efeito”)
X – variável independente (“causa”)

1 Þ Identificar e relacionar a variável dependente e independente
2 Þ Definição e clarificação dos conceitos
Tratamento jornalístico da notícia:
- Forma como a notícia é escrita/conteúdo da matéria.
Forma como o Publico vê a Realidade:
- Pensamentos do leitor despertados pela notícia.

3 Þ Indicações

Aula 7 28-Mar-2006

Entrevistas exploratórias Þ especialistas da área (“orientadores”)



Complemento da
Revisão da literatura

Validade interna – coerência, ausência de contradição/defeitos internos.
Validade externa – generalização das conclusões

“Os seus pais praticam desporto?” Þ pergunta pouco clara

§ 1º Dar a definição de desporto e dar indicadores
Ex: Jogar às cartas é desporto e jogar à bola também, por isso tem que se especificar o que se entende por desporto.

§ 2º Pais?
Ex: Os dois praticam desporto ou é só um a praticar? É a mãe ou o pai?

® Tema
® Problema
® Hipóteses/Objectivos do trabalho
® Recolha dos dados


2.5) A recolha dos dados

Recolha dos dados – “observação”


O quê?
Observar Quem?
Como?

O Quê?

A B
Forma das notícias
Forma de ver a realidade

Quantidade de pormenores retidos

§ Meios de comunicação:

- Jornal (de referência? Tablóides? Uns e outros?)
- Utilização de texto ou de texto + fotografia


Jornal “X” Þ notícia “A”:
Texto Þ menos pormenores
Texto + foto Þ mais pormenores

Hipótese: A utilização de texto + imagem numa notícia leva o leitor a fixar + pormenores do que a utilização exclusiva de texto.

Quem?

População amostra

População: conjunto de unidades de observação que a investigação pretende referir-se (pessoas, textos, etc).

Amostra – parte representativa (ou característica) de população.
§ Por quota
§ Aleatória
§ Característica


Aula 8 3-Abr-2006

Método: quantitativos
Instrumentos de observação
Como? Técnicas: questionários

Recolha de dados

§ O essencial na escolha da observação é sabermos que dados queremos escolher.


Observação:
Directa: feita pelo observador (questionário/entrevista)
Indirecta: feita mediante o sujeito a observar

O investigador deve tentar colocar as pessoas à vontade, para que as respostas se tornem o mais válidas possível.

Observação participante: -Relacionar com a directa, em que o autor para estudar uma comunidade se integra nela.

Observação não participante: -Relacionada com a indirecta.

As três operações da observação:
a) Conceber o instrumento de investigação
-Temos de conseguir produzir todas as informações adequadas e necessárias para testar as hipóteses.
b) Testar o instrumento de observação:
- Antes de passarmos a amostra, podemos escolher um pequeno grupo (sem ser da amostra) para testar o questionário e ver se está bem construído.
c) A recolha dos dados/aplicação dos instrumentos de investigação:
- A execução do instrumento de observação.


Classificação dos métodos e técnicas de investigação (recolha de dados)
Métodos:
§ Quantitativos: métodos de analise extensiva (1)
§ Qualitativos (2)
§ Experimental (3)

1- População extensa – analise quantitativa ou estatística dos dados.
2- População relativamente pequena / pode estudar um só individuo – dados qualitativos;
3- Pouco utilizado em sociologia, mas mais utilizados nas ciências sociais.


Clássicas
Técnicas documentais
Modernas – analise do conteúdo
Técnicas relacionado c/ métodos
quantitativos, visa quantificar os conteúdos Observação participante:
Instrumentos de Observação/participação
Recolha de dados Participação/ observação


by:jlips

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