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Aula 1 6-Mar-2006
§
O método de cada ciência nunca é definitivo, esta sempre sujeito a alterações.
Nada na ciência é evidente e ao acaso, tudo o que acontece são meras hipóteses, as quais virão mais tarde a ser constatadas ou corroboradas pela experiência.
Sabe-se que não existe uma única filosofia verdadeira, mas sim várias filosofias que complementam uma ciência.
Aula 2 07-Mar-2006
§ Metodologia - estudo do método cientifico de investigação
§ Hermeneuin - interpretar
§ Hermeneio – interpretação
§ Hermenêutica – teoria da interpretação de texto
Toda a ciência requer a interpretação dos dados, o cientista tenta transformar os seus factos em linguagem lógico-matemática.
Trabalhos de grupo:
§ Constituição de Grupo – 21 Março
§ Apresentação do projecto e do tema – 18 Abril
§ Versão inicial – até 30 Maio
§ Discussão do trabalho – Junho
Análise do conteúdo – textos e modos formais simbólicos
Experimentação
Observação provocada/controlada
Objectivo racional:
® Desmistificação
® Luta contra os “preconceitos”
A técnica usada no poema “Lágrimas de Preto” não é propriamente a análise do conteúdo, mas sim experimentação.
“Lágrima do Preto” – Rótolo de Carvalho ® físico
António Gadeão
Experimentação e Imparcialidade da ciência.
A ciência aparece como uma desmistificação de preconceitos; luta contra os preconceitos.
Séc XIX: “Ciência da Natureza” – “Ciências do Espírito”
® C.lógico-matemática
® C.Natureza
® C.Sociais e Humanas
Ciência ¹ Senso Comum
Ciência:
® Verificável/refutável
® Replicável
® Universal – estabelecimento de “leis”
® Revisível
® Linguagem própria
® Cumulativo
® Multidimensional (científicos, tecnológicos, políticos, morais…)
Ciência:
Conteúdo empírico (“o fenómeno”)
Conceitos
Conteúdo teórico (construção)
§ Hipótese – elemento central na investigação cientifica relações;
- Definem o caminho;
- Definem quais as técnicas a ser utilizadas
§ Leis (=hipóteses confirmadas)
Proposição que descreve e explica fenómenos
Aula 3 13-Mar-2006
1. A ciência e o método cientifico
Elemento da ciência:
Conceito
Hipóteses
Leis (cientificas)
Teoria
Modelos
Características da ciência:
Empírica
Objectiva
Verificável (ou replicável)
Cumulativa
Publico
Fases do processo de investigação:
*métodos =
Meta + odos = caminho para…
1. Selecção de um problema:
Solubilidade
Exequibilidade
Relevância
Originalidade
2. Revisão teórica (Revisão da literatura)
Do mais recente para o menos recente
Revistas científicas
Comunicações
Livros
3. Estabelecimento de Hipóteses:
(pergunta da investigação; relação entre variáveis)
Amplitude de memorização
Tipo de informação X Y
Variável dependente
Escrita escrita
+ = “Efeito”
Variável independente Imagem
= “Causa”
A amplitude de memorização de uma notificação de Internet é maior np caso em que há texto e fotografia de que no caso em que há apenas texto.
Aula 4 14-Mar-2006
4. Metodologia e desenho de investigação (elaboração do projecto de investigação)
O que investigar?
Como investigar?
Projecto de investigação: Objectivo da investigação
População/amostra do estudo
1) Tema/objecto
2) Problema
3) Objectivo
4) Hipótese
5) Métodos e técnicas Þ processo de recolhas de dados
6) Meios
7) Analise e importância dos dados (importância da estatística)
8) Calendarização
9) Conclusão
Método Þ quantitativo ou de análise extensiva
Técnica Þquestionário
5. Recolha de dados
6. Analise e interpretação de dados
7. Apresentação do resultado (publicação/comunicação)
8. Replicação
1 – Selecção de um problema
Pré-Projecto 2 – Revisão teórica (revisão da literatura)
3 – Estabelecimento de hipótese (pergunta de investigação: relação entre variáveis)
4- Metodologia e desenho de investigação (elaboração do projecto
Projecto de investigação
5 – Recolha de dados
Pós-projecto 6 – Analise e interpretação dos dados
7 – Apresentação dos resultados (publicação/comunicação)
8 – Replicação
Raymond quiny, luc van campenhoudt
Manual de Investigação em Ciências Sociais
Lisboa, Grandiva, 2003 (3ªedição)
Investigação básica e investigação aplicada
ß ß
Académica Comercial
“Teórica” “Utilitária”
Aula 5 20-Mar-2006
2. As etapas do processo de investigação
2.1) A pergunta de partida (o problema)
Qualidades de um problema:
1) Clareza
2) Exequibilidade
3) Pertinência (Relevância)
Exemplo de Clareza:
§ Qual é o impacto das mudanças na organização do espaço urbano sobre a vida dos habitantes?
R: Não é claro
§ O que leva algumas pessoas a frequentar os museus, ao contrário da grande maioria das pessoas que não os frequenta?
R: É claro
Exemplo de Relevância:
§ A forma como o fisco está organizado no nosso país, é socialmente justa?
R: Não é claro; Sem relevância
Aula 6 21-Mar-2006
2.2) A exploração: as leituras, as entrevistas exploratórias
ß
Revisão da literatura
A – Critérios de escolha
1) Leitura [revisão de literatura]
Regras:
1. Ligação com a pergunta de partida [problema]
2. Dimensão razoável do programa de leitura.
- Artigos mais recentes (revistas cientificas)
Selecção - Obras de síntese
- Textos básicos/clássicos/ de referência
3. Elementos de análise e interpretação (e não apenas “dados” ou “estatísticas”
4. Abordagens diversificadas
B – Encontrar os textos
1. Pedir conselhos a especialistas (“orientadores”, etc)
2. Dar importância a artigos e outro material de “divulgação”
3. Consultar revistas especializadas (actualidade, bibliografia)
4. Ver repertório especializado, nas bibliotecas cientificas
5. Dar especial atenção às bibliografias [o mais recentes possível]
6. Seleccionar as partes/capítulos dos livros que têm especial interesse
7. Utilizar os catálogos electrónicos.
C – Como ler
1. Grelha de Leitura
*Ideias e conteúdo
Tópicos
As escolas que estão a fechar são um elemento imprescindível à vida socio-cultural das comunidades onde se inserem.
Escolas: elemento essencial
* Tese do texto, defendida pelo autor
Ficha de leitura
Referência bibliográfica
*Eco, Humberto; como se faz uma tese em ciências naturais, Lisboa, Editorial Presença, 2003, 10º Edição (original Italiano – 1971)
1- Se o autor não for uma referência muito conhecida deve-se divulgar uma pequena caracterização do autor: vida e obra (Facultativo)
2- Resumo: A obra indica e analisa os principais elementos e regras a ter em conta na elaboração de um trabalho científico. O livro compreende 4capitulos principais.-------------------------------------------------------------------------- ---------- --------------------- ---- ------ ---------- -- - --------- ----------- ---- -------- - -- --------- - - --- - --------- ------- ----- -- ----- --- - ------------ --- ---------- -- - --------------- --- - ---- -------- ---------------- ----------- ----------
Citações: (localização – pág., Capitulo, etc. …)
*Comentário pessoal: Este livro apesar da sua idade continua a ser uma referência a quem quer fazer um trabalho de investigação. Apesar de em muitos aspectos se encontrar um pouco desactualizado.
*Apreciação
2.3) A escolha da problemática
2.4) Construção do modelo da analise: as hipóteses
X
Problema: Diferentes formas de tratamento jornalístico das notícias têm por efeito diferentes formas de o público ver a realidade?
Y
Y = f(x)?
Y – variável dependente (“efeito”)
X – variável independente (“causa”)
1 Þ Identificar e relacionar a variável dependente e independente
2 Þ Definição e clarificação dos conceitos
Tratamento jornalístico da notícia:
- Forma como a notícia é escrita/conteúdo da matéria.
Forma como o Publico vê a Realidade:
- Pensamentos do leitor despertados pela notícia.
3 Þ Indicações
Aula 7 28-Mar-2006
Entrevistas exploratórias Þ especialistas da área (“orientadores”)
Complemento da
Revisão da literatura
Validade interna – coerência, ausência de contradição/defeitos internos.
Validade externa – generalização das conclusões
“Os seus pais praticam desporto?” Þ pergunta pouco clara
§ 1º Dar a definição de desporto e dar indicadores
Ex: Jogar às cartas é desporto e jogar à bola também, por isso tem que se especificar o que se entende por desporto.
§ 2º Pais?
Ex: Os dois praticam desporto ou é só um a praticar? É a mãe ou o pai?
® Tema
® Problema
® Hipóteses/Objectivos do trabalho
® Recolha dos dados
2.5) A recolha dos dados
Recolha dos dados – “observação”
O quê?
Observar Quem?
Como?
O Quê?
A B
Forma das notícias
Forma de ver a realidade
Quantidade de pormenores retidos
§ Meios de comunicação:
- Jornal (de referência? Tablóides? Uns e outros?)
- Utilização de texto ou de texto + fotografia
Jornal “X” Þ notícia “A”:
Texto Þ menos pormenores
Texto + foto Þ mais pormenores
Hipótese: A utilização de texto + imagem numa notícia leva o leitor a fixar + pormenores do que a utilização exclusiva de texto.
Quem?
População amostra
População: conjunto de unidades de observação que a investigação pretende referir-se (pessoas, textos, etc).
Amostra – parte representativa (ou característica) de população.
§ Por quota
§ Aleatória
§ Característica
Aula 8 3-Abr-2006
Método: quantitativos
Instrumentos de observação
Como? Técnicas: questionários
Recolha de dados
§ O essencial na escolha da observação é sabermos que dados queremos escolher.
Observação:
Directa: feita pelo observador (questionário/entrevista)
Indirecta: feita mediante o sujeito a observar
O investigador deve tentar colocar as pessoas à vontade, para que as respostas se tornem o mais válidas possível.
Observação participante: -Relacionar com a directa, em que o autor para estudar uma comunidade se integra nela.
Observação não participante: -Relacionada com a indirecta.
As três operações da observação:
a) Conceber o instrumento de investigação
-Temos de conseguir produzir todas as informações adequadas e necessárias para testar as hipóteses.
b) Testar o instrumento de observação:
- Antes de passarmos a amostra, podemos escolher um pequeno grupo (sem ser da amostra) para testar o questionário e ver se está bem construído.
c) A recolha dos dados/aplicação dos instrumentos de investigação:
- A execução do instrumento de observação.
Classificação dos métodos e técnicas de investigação (recolha de dados)
Métodos:
§ Quantitativos: métodos de analise extensiva (1)
§ Qualitativos (2)
§ Experimental (3)
1- População extensa – analise quantitativa ou estatística dos dados.
2- População relativamente pequena / pode estudar um só individuo – dados qualitativos;
3- Pouco utilizado em sociologia, mas mais utilizados nas ciências sociais.
Clássicas
Técnicas documentais
Modernas – analise do conteúdo
Técnicas relacionado c/ métodos
quantitativos, visa quantificar os conteúdos Observação participante:
Instrumentos de Observação/participação
Recolha de dados Participação/ observação
by:jlips
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