4 de abril de 2008

“Troca de Palavras” Na Promoção de uma Vida Saudável


O incentivo ao exercício físico na Promoção da Saúde, foi o objectivo do último “Troca de Palavras com…” realizado na Biblioteca Municipal da Covilhã.



Como vem sendo habitual na última quinta-feira de cada mês, realizou-se, no passado dia 28, mais um “Troca de Palavras com…”. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, que decorre mensalmente na Biblioteca Municipal, abordou um tema de interesse social “Medicina e Exercício Físico na Promoção da Saúde”.


Nesta sessão, ocorreu um “Troca de Palavras com…” o Dr. Miguel Castelo Branco e o professor de Educação Física, Albino Carlos Ferreira, onde ambos abordaram a importância do desporto na Prevenção da Saúde.


Dr. Miguel Castelo Branco realçou a importância da educação para a saúde e que esta “visa a sensibilização para a alteração de comportamentos e adopção de estilos de vida saudáveis”. É neste âmbito que “a Medicina não está ligada exclusivamente ao tratamento da doença, está também ligada à promoção da saúde”. A obesidade em Portugal é motivo de preocupação, pois “temos cada vez mais facilidade em alimentarmo-nos com mais calorias”. No final da sua intervenção, destacou ainda a importância de “promover, prevenir, tratar e cuidar para uma vida saudável”.


Albino Carlos Ferreira reforçou a importância do exercício físico na Promoção da Saúde. Um estudo feito pelo próprio, que abrangeu 25% da População Escolar (alunos entre o 8º e 10º ano de escolaridade) da Covilhã, revelou que apesar de os rapazes praticarem mais desporto que as raparigas, existe uma diminuição de actividade física com a idade. O sedentarismo dos jovens está infimamente ligado ao seu estilo de vida e à pouca prática de desporto. “A actividade física é como um fármaco, o que interessa é a finalidade a que se destina”, esta analogia realçou como a actividade física varia de pessoa para pessoa. Em forma de conclusão, Albino Ferreira deixou uma crença a todos os presentes, “A saúde é uma consequência da Educação Física, não uma causa”.


No fim das mediações, abriu-se espaço à participação do público que expôs algumas questões sobre a melhor forma de manter uma actividade física diária, moderada e controlada. O Representante da Câmara, Paulo Rosa, informou ainda aos presentes que o Complexo Desportivo da Covilhã se encontra aberto diariamente, após as 18horas, e de forma gratuita, de modo a incentivar a população da Covilhã à actividade física.


Sofia Simões

Sem comentários: