15 de abril de 2008

Biblioteca acolhe “Dia Mundial do Livro”


“Espanta-Pardais”, “Ulisses” e “A Joaninha Vaidosa”, foram alguns dos contos que estiveram em destaque na Biblioteca Municipal. Incentivar a leitura e a ida à biblioteca junto dos mais jovens foi também o objectivo desta actividade.


No Dia Internacional do Livro Infantil, a Biblioteca Municipal da Covilhã adaptou o seu espaço de forma original para celebrar esta data. Cerca de 40 crianças, entre os 4 e os 5 anos, do infantário da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, aproveitaram a ocasião para se divertirem, ao mesmo tempo que aprendiam mais sobre os contos de que tanto gostam.

Depois de ouvirem atentamente a explicação sobre “o que é um livro infantil”, e poderem comparar o tamanho destes com outros tipos de livros, as crianças puderam teatralizar a história da Carochinha através de fantoches. A história original foi rapidamente modificada pelos actores de “palmo e meio” que, num ápice e utilizando a imaginação inerente à idade, introduziram personagens estranhas ao conto sem que este perdesse o sentido.

Com o uso de plasticinas, os pequenos actores rapidamente se transformaram em verdadeiros artistas plásticos e construíram as personagens dos seus contos favoritos.

Foi escolhido o dia 2 de Abril para recordar Hans Christian Andersen, autor de famosos contos infantis como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, “A Princesa e a Ervilha”, entre outros. O escritor nasceu neste dia, no ano de 1805. Devido à sua contribuição na literatura infantil, a data do seu nascimento é hoje celebrada por todo o mundo como o Dia Internacional do Livro Infantil.

A organização deste evento, que esteve aberto a todos os interessados, serviu igualmente para desmistificar a biblioteca enquanto lugar de estudo.


Também em: Urbi

Sem comentários: