15 de abril de 2008

Instituto Cervantes na UBI

A maior instituição mundial dedicada à difusão do Espanhol e da sua cultura -- o Instituto Cervantes -- esteve presente na Universidade da Beira Interior para ajudar na formação de professores de Língua Espanhola.


No passado dia 4 a UBI recebeu, uma vez mais, o primeiro dos dois cursos de formação de professores de Espanhol organizados pelo Instituto Cervantes junto do Departamento de Letras e do Curso de Espanhol daquela universidade.

Este primeiro curso de formação decorreu no Anfiteatro da Biblioteca Central da universidade, e esteve a cargo da Doutora Rosario Ruiz García, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Instituto Cervantes de Lisboa. O tema da formação, "A canção como material didáctico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)", serviu para apresentar a música como forma de ajuda na aprendizagem da língua dos nuestros hermanos.

O curso organizado pelo Instituto Cervantes tinha uma carga horária lectiva de quatro horas, decorrendo entre as 10h30 e as 12h30; e da parte da tarde entre as 14h30 e as 16h30.
O segundo curso, irá realizar-se no dia 29 de Maio, e terá por tema "La comprensión lectora en el aula de ELE", ficando a cargo da Doutora Mónica García-Viñó, professora do Instituto Cervantes em Rabat.

Estes dois cursos são reconhecidos a nível mundial pelo diploma atribuído a quem os frequenta, e enriquecem consideravelmente o curriculum de quem se destina a funções de ensino relacionadas com a Língua Espanhola.

O Instituto Cervantes de Lisboa conta com mais de 80.000 estudantes por ano, sendo a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. O seu notável desempenho foi reconhecido, recebendo o prémio Príncipe de Astúrias em 2005, na categoria de Comunicação e Humanidades.

Sofia Simões
Também em: Urbi

Sem comentários: