4 de novembro de 2007

Corrupção

Ontem fui ver ao cinema o filme português "Corrupção"! Infelizmente, eu ter ido ver a um cinema, digno desse nome, um filme português ainda é notícia!

Mas não é disso que quero falar. Quero deixar aqui a minha critica (que vale o que vale!) ao filme! Em geral acho o filme bom e com grande qualidade. Comparando-o a um bébé, acho que não se pode encaixar a pelicula nos primeiros passos (aqueles em que ao segundo já se está a cair desamparado no chão) da criança, mas nos passos inseguros, mas sem ajuda, da mesma. A luz (a iluminação) do filme fez-me recordar os filmes de gangstares dos anos 60 do cinema americano. Nota-se ainda falta de técnica cinematográfica, óbvia e compreensivel, por parte dos actores. Os beijos são tão técnicos que perdem toda a sua beleza. Aquele último beijo do filme é imperdoável entre actores profissionais!

Há um ou outro erro no filme, nomeadamente uma cena no rio que ora estão virados para o rio, ora virados para uma parede. Passagens de tempo mal assinaladas, e ainda, um abuso desmedido de passagens pela natureza sempre que havia uma viagem.

No entanto, e sem ler o livro "EU, Carolina", acho que está uma adaptação muito boa! Até porque se nota um destanciamento dos factos relatados no livro, e uma abordagem mais incisiva na história!

A personagem interpretada por Nicolau Breyner está muito bem construida. Percebe-se o quão doce e tão duro/perigoso pode ser "O Presidente"!

É um voto positivo ao cinema português. Não me arrependo de ter pago 4,50€ pelo bilhete. Acho que é apoiando o que é nosso que se dá oportunidade às pessoas para fazerem mais e melhor.

Uma última nota, é pena que para se chamarem as pessoas ao cinema ver filmes portugueses, seja preciso usar e abusar das cenas de nus.

Agora quero ver "O Julgamento" e "Call Girl".

Sem comentários: